Segunda Casa

Serra Gaúcha: Melhores cidades para visitar no sul do Brasil

Compartilhe:
Share on facebook
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email
Share on twitter

A Serra Gaúcha é uma região encantadora localizada no Sul do Brasil. Famosa pelas suas paisagens e pelo clima atrativo, a região desperta olhares de turistas de todos os lugares, principalmente no período de inverno, férias e final do ano.

Os cenários da região são lindos e unem vários tipos de belezas naturais, como florestas de araucárias, vales, rios e montanhas que formam a vista das cidades serranas. Tudo isso unido, é claro, a uma boa gastronomia.

Por ser uma região extensa que abrange várias cidades (5 sub regiões), a Serra Gaúcha é diversa no que diz respeito a sua colonização. Ou seja, a região é colonizada pelos alemães e italianos, que chegaram dos seus países povoando as cidades e levando características arquitetônicas e culturais dos seus respectivos países.

Uma curiosidade sobre a região, é que nela se concentra 80% da produção de vinho brasileira. Por isso, seus espumantes e bebidas no geral são bastante populares e a degustação de bebidas se tornou uma das atrações turísticas mais populares das cidades gaúchas.

Mais do que um bate e volta entre as cidades, cada uma delas merece uma viagem completa para apreciar todos os detalhes e particularidades dessa região. Conheça algumas das características das cidades de Gramado, Canela e Bento Gonçalves.

Curiosidades sobre a Serra Gaúcha

Antes de falarmos sobre algumas das cidades da região serrana do Sul do Brasil, aqui vão algumas curiosidades que vale a pena saber:

1 – Em Gramado, não existem semáforos. Quando os pedestres qse posicionam na faixa, os carros já param para eles passarem.

2 – A Serra Gaúcha é a maior região vinífera do país, o que torna o lugar uma atração à parte.

3 – O Natal dura 3 meses na Serra Gaúcha.

4 – Tem o maior templo budista da América Latina.

5 – Não é recorrente em todos os anos, mas você pode ver neve em alguns períodos do ano na Serra Gaúcha.

 

Gramado – RS

Serra Gaúcha

Primeiramente, não poderíamos e falar de Gramado. Uma cidade aconchegante do Sul do Brasil, com lindas paisagens montanhosas, ruas cheias de flores e uma arquitetura que transmite um clima europeu. Impossível ir até a cidade e não se encantar com todos os cenários que podem ser vistos a cada passo dos passeios.

Gramado é a cidade do Brasil mais procurada para viagens no período do inverno, segundo o Ministério do Turismo. Com toda a sua originalidade, a cidade é famosa por sua culinária, chocolates, festivais e eventos que acontecem todo ano. O Natal Luz e uma das atrações mais famosas que acontece no final do ano e deixa a cidade toda iluminada e cheia de decoração.

Além disso, a cidade é bastante hospitaleira, perfeita pra viver momentos inesquecíveis a dois ou com toda a família. Isso porque, em qualquer estação, o lugar é repleto de opções de passeios e atrações para todo os tipos de viajantes.

Os principais pontos turísticos da cidade são a Rua Coberta, Lago Negro, Mini Mundo, Igreja de São Pedro, Natal Luz, Snowland, Reino do Chocolate, Mundo a Vapor e muito mais.

Leia também 6 motivos para amar Gramado e conheça um pouco mais dessa cidade encantadora.

 

Canela – RS

Canela

Canela possui uma vista surpreendente de todos os lados da cidade. Sua arquitetura, certamente é um dos pontos que mais chamam atenção e por isso, parte das atrações turísticas do local são ligadas a muita história e estrutura. Com suas características europeias, Canela transmite toda paz e aconchego do Sul do país.

Famosa por suas vinícolas, parques e museus temáticos, a cidade é um verdadeiro convite para dias tranquilos, regados a uma boa culinária e possibilidades de registros incríveis.

A cidade é rodeada por pinheiros, matas e parques. Além desse atrativo, os festivais que acontecem na cidade também são bem famosos e fazem com que a viagem a Serra Gaúcha seja ainda mais completa.

São vários pontos turísticos para conhecer e registrar momentos únicos acompanhado no melhor estilo de viagem. Seja ligado a um roteiro gastronômico, de arquitetura, parques naturais ou temáticos, o que não faltam são opções para passar os dias.

Sem dúvidas, o lugar que não poder faltar no seu roteiro de viagem é a Catedral de Pedra de Canela. A igreja é um espetáculo da arquitetura e conta com um jardim lindo ao seu redor, a visita vale muito a pena.

Recomendamos também alguns lugares que são foco dos turistas que visitam a cidade, como por exemplo, o Mirante Laje de Pedra, a Cascata do caracol,  o Snowland, os bondinhos aéreos no parque da Serra, Skyglass, Mundo a Vapor, Vale dos Dinossauros e muitos outros pontos turísticos.

 

Bento Gonçalves – RS

Bento Gonçalves

Gastronomia, história, paz, romance e aconchego. A cidade de Bento Gonçalves é a terceira cidade mais visitada da Serra Gaúcha e já foi nomeada como a cidade do vinho aqui no Brasil. Isso porque, 60% da concentração da produção de vinhos fica na cidade.

Com pouco mais de 123.090 pessoas  habitantes, a cidade do interior do Rio Grande do Sul, surpreende com tantos atrativos, o que a torna um dos lugares mais procurados para viagens em família e principalmente a dois.

Para uma viagem romântica, o inverno é a melhor estação. Acima de tudo, a combinação de vinhos e momentos aconchegantes perto da lareira do lado que você ama, é o ideal para construir momentos inesquecíveis. No verão, no entanto, as atividades nas vinícolas ficam mais animadas com colheitas de uvas e passeios a tarde.

As principais atrações em Bento Gonçalves são relacionados a degustações de vinho, excursões culturais, adegas, caminhadas e o famoso passeio de Maria Fumaça que também leva a vários pontos turísticos da cidade, um passeio lindo onde é possível contemplar toda a paisagem.

Roteiro Serra Gaúcha

Quer um roteiro completo para programar a sua viagem para o Sul do Brasil? Seja em Gramado, Canela ou Bento Gonçalves, nos temos o guia perfeito para você. Aproveite os seus dias da melhor forma e conheça os melhores pontos turísticos da região.

Clique aqui e baixe agora nosso e-book da Serra Gaúcha e tenha acesso a um roteiro de viagem exclusivo.
E-BOOK SERRA GAÚCHA.

 

De outros conteúdos
mulher-na-piscina
Imagine ter as férias mais relaxantes da sua vida! Localizada no interior de Goiás, Caldas Novas promete muitos benefícios para as suas férias nas águas quentes.
Mae-e-filha-selfie
Se viajar é algo que está nos seus planos dos próximos meses, por que não planejar uma viagem mãe e filha? Confira 3 lugares para passear com a sua melhor amiga!
familia-viajando
Saiba qual é o jeito mais inteligente e econômico de viajar e porque ter a sua casa de férias no formato de multipropriedade!
entrada-de-pirenopolis-goias
Descubra o que fazer na cidade turística e alguns motivos para se apaixonar por Pirenópolis!
festival-de-pascoa-gramado
Neste blog, você encontra dicas de como aproveitar a Páscoa em Gramado em uma das melhores épocas do ano no destino sulista mais charmoso!
destinos praias
Pra quem ama viajar, a meta sempre é procurar os melhores e mais bonitos destinos para conhecer. Sobretudo, no Brasil, o que não faltam são destinos praianos para passar os dias quentes da melhor forma.